Dia do DEG promove reflexão estratégica e reforço da identidade do departamento

O Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) do Instituto Superior Técnico realizou, no passado dia 14 de abril de 2026, a primeira edição do Dia do DEG, reunindo docentes e colaboradores num momento de partilha e construção conjunta.
O evento teve como principal objetivo reforçar a identidade do departamento e promover uma reflexão estratégica sobre o seu posicionamento e desenvolvimento futuro, num contexto académico em evolução. Ao longo do dia, foram combinadas atividades de equipa com sessões de trabalho orientadas para a discussão de desafios e oportunidades para o DEG.
Durante a manhã, os participantes envolveram-se em dinâmicas colaborativas que estimularam o conhecimento mútuo, o espírito de equipa e a criatividade, incluindo atividades como “Quem és tu no DEG?”, “Cenas do DEG” e “EngenhoGestão”. Estas iniciativas promoveram uma abordagem participativa e informal, centrada nas pessoas e na cultura do departamento.
Na parte da tarde, o foco passou para a reflexão estratégica, com a apresentação do contexto atual do DEG e do Instituto Superior Técnico, seguida da organização de grupos de trabalho temáticos. Estes grupos abordaram áreas como inovação pedagógica, programas doutorais, parcerias com a indústria e iniciativas estratégicas, com vista à definição de propostas para o futuro do departamento.
As sessões culminaram na apresentação e discussão das propostas desenvolvidas, num exercício coletivo de construção de visão e identificação de prioridades estratégicas.
O Dia do DEG afirma-se, assim, como um momento central na vida do departamento, contribuindo para o alinhamento interno, o reforço da colaboração e a definição de caminhos para o seu desenvolvimento sustentado.

