Apresentação

img template

Quem Somos?

O Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) herdou a determinação do fundador do Instituto Superior Técnico, Alfredo Bensaúde, que há mais de cem anos revolucionou o ensino da Engenharia em Portugal. As suas ideias progressistas e de uma profissão alinhada com as necessidades do mundo real estão vertidas na Engenharia e Gestão, que traduz essa ligação à sociedade e às empresas, base e alavanca do progresso do país e do mundo.

O DEG foi fundado em 2001, fruto da evolução da Secção Autónoma de Economia e Gestão e considerando que a área de Engenharia e Gestão “é uma área estratégica para o futuro do IST” (Resolução 05/01 da Comissão Coordenadora do Conselho Científico de 21 de novembro de 2001).

Hoje, o DEG organiza-se em duas áreas científico-disciplinares:

  • Engenharia e Gestão de Sistemas
  • Engenharia e Gestão de Organizações

Centrando-se naquilo que as empresas e as organizações precisam, com um espectro amplo, que abrange a estratégia, o planeamento e controlo de todo um sistema, enquadrado no contexto económico e de mercado, visando objetivos de sustentabilidade, fazendo dos nossos alunos líderes competitivos e promotores de desenvolvimento que exploram um pensamento sistémico.

Ensino

O DEG tem  uma oferta em domínios específicos da sua especialidade, quer ao nível da graduação, pós-graduação, mestrado e doutoramento, nomeadamente, a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (LEGI), o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), o Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo (MEGIE), o Programa Doutoral em Engenharia e Gestão (DeGest) e o Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas (DEAEPP). Tem também uma oferta horizontal, com o ensino das valências organizacionais e de economia e gestão a alunos de licenciaturas de outros departamentos.

Muitos dos nossos alunos de segundo ciclo envolvem-se em programas de mobilidade e há até a possibilidade de obter um duplo grau através de acordos com universidades estrangeiras. As nossas ofertas de mestrado atraem ainda um número elevado de alunos estrangeiros, a maioria através de programas de mobilidade, mas também outros que ingressam no mestrado completo.

Num mundo em mutação constante, o DEG aposta igualmente na formação ao longo da vida, coordenando o Programa de Especialização em Engenharia e Gestão, e participa ativamente em vários cursos do Técnico+.

Investigação e Inovação

A Investigação ocupa um lugar importante na nossa organização. Grande parte da investigação científica no DEG desenvolve-se enquadrada pelo CEGIST, Centro de Estudos de Gestão do IST, e pelo IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento.

A atividade de Investigação & Desenvolvimento exprime-se, para além do seu reporte e validação em artigos científicos em revistas internacionais, no fomento da articulação com grandes universidades e centros de investigação mundiais, em áreas afins às valências do DEG, participação na organização de conferências, nacionais e internacionais, desenvolvimento de projetos em comum com centros de excelência mundiais, orientação e desenvolvimento de projetos financiados externamente, e ainda se dedica à orientação de teses de mestrado e de doutoramento, que revelam o espírito empreendedor e inovador dos nossos alunos.

Ligação à Sociedade

O DEG tem uma forte ligação ao tecido empresarial através da promoção de diversos seminários com participação de especialistas nacionais e internacionais e os seus docentes desenvolvem atividade de consultoria nas respetivas áreas de especialidade. Por outro lado, fruto da conjugação das diferentes dimensões do DEG, resultam diversas saídas profissionais para os nossos alunos, e o nosso contributo para uma sociedade competitiva, mas com responsabilidade social.

Os profissionais que formamos podem desempenhar cargos de gestão e reportar aos responsáveis estratégicos em PME industriais, designadamente ao nível da gestão geral, industrial (produção e logística), comercial e da gestão de projetos, ou em grandes grupos económicos com interesses diretos, ou indiretos na área industrial; e, ainda, em empresas de consultoria, ou em empresas financeiras (bancos e sociedades de investimento). Além disso, podem também ocupar posições de relevo ao nível do setor público, incluindo agências reguladoras, entidades associadas à promoção do desenvolvimento empresarial, da internacionalização, e do desenvolvimento científico e tecnológico.

O que é que nós somos? Somos o Presente e o Futuro. Somos um dos exemplos do que Alfredo Bensaúde queria fazer da Engenharia em Portugal.