Carla Costa | Nova Docente do DEG
Depois de doze anos em escolas de gestão, regressar ao Técnico é verdadeiramente entusiasmante. Aqui, o empreendedorismo pode ter um impacto fortíssimo.

Mestre pelo Instituto Superior Técnico e doutorada pela Carnegie Mellon University (CMU | Portugal), em Pittsburgh, Carla Costa é a mais recente Professora a integrar o Departamento de Engenharia e Gestão (DEG). Com uma carreira internacional sólida, foi docente durante doze anos na Universidade de Utrecht e na Universidade de Maastricht, nos Países Baixos.
No Técnico, leciona atualmente as Unidades Curriculares Engineering Economics e Corporate Strategy, esperando em breve ensinar unidades na área de empreendedorismo, o seu principal domínio académico. Para a professora, esta é uma componente essencial da formação de engenheiros:
Os jovens graduados terão carreiras cada vez mais diversificadas, que exigem proatividade e capacidade de criar as próprias oportunidades. O ensino do empreendedorismo - sobretudo com uma componente prática - dá-lhes as ferramentas para transformar ideias em negócios sustentáveis e de alto potencial. Com o talento que existe no Técnico, generalizar este ensino poderá ser como acender um rastilho.
A sua investigação situa-se na área da economia do empreendedorismo, com particular interesse no papel dos empreendedores na emergência e expansão de novas indústrias. Tem estudado como trabalhadores de empresas pioneiras, ao criarem as suas próprias empresas no mesmo setor, contribuem para o desenvolvimento de clusters regionais, através da circulação de conhecimento tácito. Entre os casos de estudo que tem analisado destaca-se a indústria portuguesa dos moldes de precisão, concentrada na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis. Trabalha igualmente sobre ecossistemas de empreendedorismo, incluindo o impacto de programas de pré-aceleração nas fases iniciais do percurso empreendedor.
Sobre esta nova etapa, afirma:
Depois de ter trabalhado em escolas de gestão, sinto que o DEG é a ‘casa’ ideal para mim. Sempre estive mais próxima da interface entre tecnologia e gestão, e acredito que o empreendedorismo pode ter aqui um impacto transformador.
Para além da vida académica, mantém um ritmo ativo fora do campus: gosta de praticar yoga, hiking, ténis e de aproveitar a luz única de Portugal, sempre que possível em contacto com a natureza.
Bem-vinda ao DEG, Carla!
