Log.lab| Um novo espaço para o ensino e investigação

Uma semana depois da inauguração do Log.Lab falámos com Susana Relvas e Tânia Ramos, ambas docentes do DEG e que estiveram envolvidas neste projeto, desde o inicio.

O Log.lab - Laboratório de Operações e Logística foi inaugurado a 14 de Maio de 2024 concretizando uma ideia que remonta a 2016. Uma semana depois da sua inauguração, falámos com Susana Relvas e Tânia Ramos, ambas docentes do DEG e que estiveram envolvidas neste projeto, desde o inicio.

A ideia de fazer nascer um laboratório associado à temática da logística já remonta a 2016. "Da ideia do laboratório à sua concretização foi feito um longo caminho, mas que permitiu alavancar a nossa ideia com a equipa da Worten, que rapidamente se juntaram ao projecto", refere Susana Relvas.

As áreas que podem ser potenciadas pelo laboratório são de elevado teor prático – Logística, Gestão de Armazéns, Gestão de Operações ou até Gestão de Cadeias de Abastecimento, e são áreas onde o potencial de aplicação de conhecimentos de outras áreas é muito elevado. Facilmente são envolvidos estudantes, docentes ou investigadores de outras áreas que não Engenharia e Gestão Industrial, como por exemplo através do desenvolvimento de ferramentas e soluções do domínio da engenharia informática, robótica, automação ou outros.

Após a inauguração do Log.lab "entra a fase de planeamento e desenvolvimento de iniciativas no laboratório que pretendemos que estejam alinhadas com três dimensões: ensino, investigação & inovação e, ainda, ligação à sociedade", dá-nos conta a Professora Susana Relvas.

Tal é possível através da construção em conjunto de diferentes iniciativas que envolvem alunos e docentes e que os colocam em contacto com o mundo profissional de forma ativa e que possam contribuir para a abordagem de problemas reais ou avançar o conhecimento científico.

O Log.lab é assim um exemplo de como as parcerias empresariais podem trazer benefícios mútuos ao Técnico e às empresas suas parceiras, como é o caso da Worten.