Miguel Pereira | Novo Docente do DEG

"concretizar de um sonho com mais de uma década e o culminar de muitos anos de esforço, dedicação e devoção, numa esfera onde só se corre por gosto”

A Engenharia e Gestão de sistemas, tem sido a área com maior expressão no ensino e na investigação, de Miguel Pereira. Já lecionou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto Superior Técnico. Abraçou o projeto de investigação pós-doutoral no INESC TEC, eduBest, e é nesta área que integra o DEG, nomeadamente nas disciplinas de Analítica Empresarial e Modelos de Simulação de Sistemas, apesar de já lecionar Gestão há vários anos.

No que diz respeito à investigação, tem estado na área da investigação operacional (modelos de análise de produtividade e análise de decisão aplicados à saúde, à água e ao saneamento, à energia e às alterações climáticas). Como o próprio Professor indica: “Tenho particular interesse em desenvolver e aplicar estas abordagens a desafios relevantes para a sociedade, principalmente do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.”

Para Miguel Pereira, a carreira de docente no IST representa o “concretizar de um sonho com mais de uma década e o culminar de muitos anos de esforço, dedicação e devoção, numa esfera onde só se corre por gosto”. Espera “aprender e colaborar ativamente com colegas, alunas, e alunos para alavancar todo o talento desta instituição e promover e reforçar a excelência e a liderança que a caracterizam há mais de um século”.

Os seus interesses além do ensino pautam pela paixão pela culinária e pelo futebol.

Damos-lhe as boas-vindas ao DEG!