Professora Ana Sara Costa premiada com Doctoral Dissertation Award

Ana Sara Costa, Professora Auxiliar Convidada do DEG e Doutorada em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico em 2020 (orientada pelo Prof. José Rui Figueira (DEG) e Prof. José Borbinha (IST/INESC-ID), ganhou o prémio Doctoral Dissertation Award na 26th International Conference on Multiple Criteria Decision Making (University of Portsmouth, UK, 26 Junho – 01 Julho 2022).

A tese A multiple criteria integrated approach for nominal classification problems: Methods and applications, foi escrita com o propósito de

desenvolver métodos multicritérios de apoio à decisão para problemas de classificação com categorias nominais [que podem agrupar objetos/conceitos com base numa determinada característica ou propriedade] sem qualquer ordem de preferência entre elas.

Foi utilizada uma plataforma online, DecSpace, onde Ana Sara Costa disponibilizou vários métodos e demonstrou a sua aplicabilidade através de três estudos com objetivos e contextos diferentes: atribuição de habitação para refugiados (contribuindo para a definição de uma estratégia urbana e o processo de apoio à decisão no que se refere à sistema de alojamento) e o reaproveitamento adaptativo cultural de edifícios abandonados, ambos na cidade de Turim, e um processo de recrutamento nas Operações Especiais do Exército Português.

O que significa este prémio?

[Representa] um reconhecimento do mérito da minha tese de doutoramento, que tive o privilégio de desenvolver sob a orientação do Professor José Rui Figueira e do Professor José Borbinha, bem como a relevância das suas contribuições para a área do MCDM [Multiple Criteria Decision Aiding].

Os outros dois finalistas do Prémio Doctoral Dissertation award na 26th International Conference on Multiple Criteria Decision Making foram Gökhan Ceyhan - A study of the day-ahead energy market auctions from a multi-objective perspective e, o também docente convidado do DEG, Miguel Alves Pereira - Efficiency and public policy of the Portuguese healthcare sector: A look at the pressing issues.