90 segundos ciência | Prof. Joana Mendonça
A Professora Joana Mendonça esteve no EP. 764 - ESTUDO AVALIA VIABILIDADE DA IMPRESSÃO 3D NA PRODUÇÃO DE PEÇAS PARA A INDÚSTRIA AERONÁUTICA.
No âmbito do programa CMU Portugal, a Professora Joana Mendonça foi convidada para estudar o impacto da entrada da empresa Embraer em Portugal. Um dos aspetos em análise foi a adoção de tecnologias de produção aditiva no metal. Esta tecnologia de produção aditiva permite imprimir um objeto tridimensional a partir de um desenho ou modelo digital que é criado em computador.
Este estudo deu lugar à publicação de um artigo que se focou no potencial desta tecnologia para alterar a configuração das cadeias de fornecimento das peças para a indústria aeronáutica. No modelo atual as peças são produzidas em grandes quantidades nos países de origem e armazenadas para envio. Neste artigo foi avaliada a diferença entre produzir a peça no próprio local com recurso a tecnologia de impressão 3D, e encomendar a mesma peça de outro local, mantendo-a em armazém para quando esta fosse necessária. Ambas as estratégias implicam custos diferentes de produção, de transporte e de inventário.