Miguel Pereira vence prémio para melhor tese de doutoramento

Miguel Pereira vence o prémio APDIO IO2024, com a sua tese de doutoramento em Engenharia e Gestão.

Miguel Pereira, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) IST e doutorado em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico foi galardoado, no passado dia 26 de Março na edição de 2024, do congresso em Investigação Operacional, da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), com o “Prémio APDIO IO2024” . O Prémio APDIO IO2024, atribuído a Miguel Pereira, distinguiu o melhor trabalho de doutoramento nesta área de investigação, realizado por sócios da APDIO nos anos de 2021, 2022 ou 2023. O júri foi constituído por elementos de 5 universidades portuguesas: U. Porto, U. Aveiro, U. Lisboa; U. Minho e U. Coimbra). A Universidade de Lisboa esteve representada pelo IST através da Professora do DEG Mónica Oliveira.

A tese do Miguel ("Efficiency and public policy of the Portuguese healthcare sector: A look at the pressing issues"), sob orientação científica dos Professores José Rui Figueira e Rui Cunha Marques, apresenta modelos matemáticos para abordar questões de política e planeamento de saúde, avaliação de desempenho, e economia da saúde do SNS. Com análise à decisão multicritério, deu origem à publicação de 5 artigos científicos nas principais revistas da especialidade, evidenciando o impacto da Investigação Operacional nas Políticas Públicas!

Os congressos da APDIO são muito procurados pelos investigadores em Investigação Operacional, sendo por isso uma ótima oportunidade para ficar a conhecer o que de melhor e mais impactante se tem feito nesta área.