Joana Mendonça integra a categoria de Professora Catedrática

É com enorme orgulho que o Departamento de Engenharia e Gestão felicita Joana Mendonça pela sua nomeação a Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico. Esta distinção reconhece um percurso de excelência académica e dedicação à investigação e ao ensino.
Docente do DEG e investigadora no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), cujo Laboratório de Gestão e Política Tecnológica foi por si dirigido até 2021, Joana Mendonça desenvolve a sua investigação nas áreas de gestão da tecnologia e da inovação, empreendedorismo e design thinking, tendo publicado em revistas como a Research Policy, Small Business Economics e Technological Forecasting and Social Change. Ao longo dos anos desempenhou cargos distintos, de entre os quais diretora científica da Parceria Carnegie Mellon Portugal (2012-2021), coordenadora científica no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos, CEiiA, (2018-2021) ou assessora, tanto do Ministro da Economia para a Inovação e Tecnologia como do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Foi distinguida com vários prémios ao longo dos anos, sendo o último deles o Women 3.0 Award,na categoria Academia – um prémio que reconhece mulheres que se destaquem nas áreas da ciência, economia, tecnologia e intervenção social. Além da sua extensa lista premiações e produção ensaística, é vice-presidente do Técnico para o Campus de Oeiras, coordenadora científica do programa Design Thinking for Innovation, integrado na pós-graduação em Engenharia e Gestão e co-coordenadora do Doutoramento em Engenharia e Políticas Públicas.
Esta nomeação reconhece o seu contributo notável para o ensino e a investigação, contribuído para a afirmação do Departamento de Engenharia e Gestão nas áreas da inovação, tecnologia e políticas públicas.
Celebramos esta distinção e apresentamos à Professora Joana Mendonça as mais calorosas felicitações por este importante marco do seu percurso académico!
