Hugo Castro Silva | Novo Docente do DEG

Hugo Castro Silva é um dos mais recentes docentes do departamento de Engenharia e Gestão (DEG), dedicando-se a este desafio vindo da investigação no projeto TechSkills — Technological Change and Skills: Employment, Unemployment and Productivity no IN+ e CEGIST. Os seus interesses de investigação recaem no papel da tecnologia no mercado de trabalho, bem como na inovação e empreendedorismo. Irá ser integrado na docência na área de Economia, em cadeiras como Microeconomia, Macroeconomia e Econometria.

Tem desenvolvido investigação no impacto da mudança tecnológica na duração do emprego e no desemprego, com recurso a bases de dado portuguesas e análise econométrica. Atualmente participa num estudo sobre como a digitalização e a inteligência artificial podem influenciar a mobilidade dos trabalhadores entre profissões, empresas ou setores económicos mais ou menos afetados (positiva ou negativamente) por estas novas tecnologias. Esta investigação tem uma grande relevância social, podendo ajudar na elaboração de políticas para apoiar a transição tecnológica e a requalificação da força de trabalho para fazer face e acolher o progresso tecnológico. Faz também parte de uma equipa que explora o papel da demografia nas taxas de empreendedorismo, apoiando o desenho de medidas que incentivem a criação de empresas e de emprego em resposta ao envelhecimento da população.

"É com grande entusiasmo que inicio esta nova fase. Dá-me a possibilidade de continuar a explorar em profundidade o papel que novas tecnologias terão em redefinir o mercado de trabalho e a determinar o trabalho do futuro. São lições importantes para transmitir aos meus alunos, que, também eles, irão participar de forma saliente na reinvenção do trabalho e da economia portuguesa." declarou Hugo Castro Silva ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico.

Seja bem-vindo ao DEG.

Tópicos: